Os últimos anos da vida de Marley foram intensos. Baleado em 1976, chegaria as plateias internacionais pouco depois e morreria no auge da fama.
1976
3 de dezembro - baleado na sua casa em Kingston, em plena guerra eleitoral da jamaica.
5 de dezembro - a recuperar-se dos ferimentos, atua no evento ao ar livre Smile Jamaica, perante 80 mil pessoas.
capa do álbum Exodus, um dos últimos de Marley |
3 de junho - é editado Exodus, gravado em londres, onde passaria dois anos de exílio auto-imposto. O álbum torna-se o seu maior sucesso, passando 56 semanas consecutivas no top ingles. Marley é uma estrela global.
1 de julho - descobre que tem um melanoma maligno, na sequencia de uma lesão num dedo do pé, quando jogava futebol.
1978
23 de março - é editado Kaya, o seu album sobre 'amor', também gravado em londres. 'This is love' e 'Sun is shinning' são os singles de maior sucesso.
22 de abril - regressa a Jamaica para o One Love Peace Concert, no estádio Nacional de Kingston. Durante a rendição de 'Jammin', Marley juntou as mãos de Michael Manley e Edward Seaga, lideres de forças políticas opostas.
1979
2 de outubro - é lançado Survival, álbum de roots reggae e primeiro tomo de uma trilogia política. Dedicada á libertação de nações africanas, foi censurado na África do Sul.
1980
10 de junho - Uprising torna-se o último álbum editado em vida. Um dos seus discos mais religiosos, contém 'Redemption Song' e 'Could you be Loved'. O terceiro volume da trilogia surgiria, postumamente, em 1983.
21 de setembro - sente-se mal depois de uma sessão de jogging no central park, em Nova Iorque.
23 de setembro - Se apresenta, com os Wailers, seu último concerto. Pittsburgh foi o palco.
1981
1 a 10 de maio - vencido pelo cencro, abandona a Alemanha - onde estava a ser tratado - para regressar a Jamaica. Na escala em Miami, o seu estado de saúde piora e é internado.
11 de maio - Morre dia 11, aos 36 anos, no Hospital Cedars of Lebanon.
21 de maio - è sepultado na Jamaica, com honras de estado.
_________________________________________________________________
VIVA O PRÍNCIPE DO REGGAE !
Nenhum comentário:
Postar um comentário