Radio =D

Buscas pelo blog

Total de visualizações

domingo, 22 de maio de 2011

Jay-Z


Vamos a um dos rappers mais famosos do mundo! Lembrando quem quiser seguir a gente: @Soninho_M, @Xandoas_02p, @LeoZiiN_R .
Letisgo!

Shawn Corey Carter-Knowles (Brooklyn, 4 de dezembro de 1969), mais conhecido pelo seu nome artístico Jay-Z, é um rapper, produtor e homem de negócios estadunidense. Ele é um dos artistas de hip hop mais bem-sucedidos da história. possuindo em 2009 um patrimônio líquido superior a US$ 150 milhões. Vendeu cerca de 40 milhões de cópias de seus álbuns em todo o mundo, tendo recebido dez Grammy Awards pelo seu trabalho musical e um número elevado de nomeações.

Jay-Z é o co-proprietário do The 40/40 Club, do clube da NBA New Jersey Nets, e ainda criador da linha de roupas Rocawear. Ele também é ex-CEO daDef Jam Recordings e um dos fundadores da Roc-A-Fella Records e da Roc Nation. Como artista, ele detém o recorde do maior número de álbuns por um artista solo na Billboard 200. Ele também possuiu quatro singles número um na Billboard Hot 100, sendo um como artista principal. São estes: "Heartbreaker" com Mariah Carey, "Crazy in Love" com Beyoncé, "Umbrella" com Rihanna e "Empire State of Mind" com a participação especial de Alicia Keys.


Juntamente com o seu sucesso musical e financeiro, Jay-Z também é conhecido por ter rivalidades com outros artistas de rap, mais notadamente a famosa briga com Nas, que acabou sendo resolvida em 2005. Ele se casou com a cantora de R&B Beyoncé Knowles em 4 de abril de 2008 em uma cerimônia fechada. Em 11 de dezembro de 2009, Jay-Z foi escolhido pela revista Billboard como o décimo melhor artista musical da década, sendo o quarto rapper da lista, atrás de Eminem, Nelly e 50 Cent.

1996-1997: Início da carreira e primeiro álbum

Quando iniciou sua carreira profissional, Jay-Z não conseguia assinar contrato com nenhuma grande gravadora. Então, ele, juntamente com Damon Dash e Kareem Biggs criaram uma marca independente, a Roc-A-Fella Records. Após adquirir um contrato com a Priority Records para distribuir o seu material, Jay-Z lançou seu álbum de estreia em 1996, Reasonable Doubt, com batidas do aclamado DJ Premier e uma notável participação de The Notorious B.I.G. Apesar de atingir apenas a 23ª posição da Billboard 200, o disco foi bem recebido pela crítica. Este álbum viria a ser incluído na lista dos 500 melhores álbuns de sempre feita pela revista Rolling Stone como o 248º, e adquirindo a certificação de platina pela RIAA.

Depois de assinar um novo contrato de distribuição com a Def Jam Recordings em 1997, Jay-Z lançou In My Lifetime, Vol. 1. Executivamente produzido por Sean "Diddy Combs", o álbum vendeu mais do que o seu trabalho anterior. Jay-Z explicou posteriormente que este álbum foi feito em um dos piores momentos da sua vida, após a morte do amigo The Notorious B.I.G; ele foi uma revelação pessoal do rapper sobre a sua rígida educação. A brilhante produção do disco ficou como um contraste em relação ao seu lançamento anterior. A produção continuou sendo feita por parte de DJ Premier e Ski, de Reasonable Doubt. Como o anterior, In My Lifetime, Vol. 1 foi certificado como platina nos Estados Unidos.

1998-2000: Acusações criminais e início do sucesso

Em 1998, Jay-Z lançou seu terceiro álbum, Vol. 2… Hard Knock Life, o qual trouxe o maior sucesso da sua carreira até então, "Hard Knock Life (Ghetto Anthem)". Ele se baseou no flow e rimas rápidas com trocadilhos, continuando com sua alternância nas batidas sonoras. Ele foi produzido por nomes importantes do ramo musical, como Swizz Beatz, Timbaland, DJ Premier, entre outros. Canções lançadas no álbum que alcançaram as paradas musicais são "Can I Get A…", com a participação de Ja Rule e Amil; e "Nigga What, Nigga Who", o qual também contava com Amil. Vol. 2 foi um dos álbuns mais bem-sucedidos comercialmente de Jay-Z, tendo sido certificado 5× platina nos Estados Unidos e vendido cinco milhões de cópias. O CD ganhou um Grammy Award, no entanto Jay-Z boicotou a cerimônia protestando a não-indicação de DMX para o prêmio.

Jay-Z chegou a afirmar que The Black Album seria o seu último álbum, mas aparentemente tudo não passou de manobra de marketing, pois ao que parece o MC continuará a lançar as suas obras.

Jay-Z hoje é um rapper muito conceituado, porém no passado quase formou o que para muitos seria um super grupo, agenciado por Irv Gotti, dono da Murder Inc. Jay-Z quase se uniu em um só grupo com outros dois renomados rappers, DMX e Ja Rule, este para muitos seria um grupo dos sonhos, porém apesar de não ter se concretizado Jay-Z, DMX e Ja Rule fizeram algumas músicas juntos como "Murdagram" e "It's Murda". Jay-z também fez participação na música I Get Money (Remix) ,de 50 Cent e P.Diddy.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

.blog-pager,#blog-pager{ font-family:"Times New Roman", Times, serif; font-weight:normal; font-size:12px; width:500px; } .showpageNum a,.showpage a { background:transparent url('http://i1133.photobucket.com/albums/m596/abu-farhan/gbtn-bg.png') repeat-x; border:1px solid #97a7af; margin:0px 1px 0 1px;padding:3px 8px; text-decoration:none; color:#333;line-height:14px;cursor:pointer;white-space:nowrap; -webkit-border-radius:3px;-moz-border-radius:3px; } .showpageNum a:hover,.showpage a:hover { background-image:url('http://i1133.photobucket.com/albums/m596/abu-farhan/gbtn-bg-sel.png'); border:1px solid #e4905a;color:#e4905a;text-decoration:none; } .showpageOf{ margin:0 8px 0 0; } .showpagePoint { background:transparent url('http://i1133.photobucket.com/albums/m596/abu-farhan/gbtn-bg-sel.png') repeat-x; margin:0 3px 0 3px;padding:3px 8px; line-height:14px;cursor:pointer;white-space:nowrap; -webkit-border-radius:3px;-moz-border-radius:3px; border:1px solid #e4905a;color:#333;text-decoration:none;font-weight:bold; }