Mais a esquerda Flávio Lemos, no meio Dinho Ouro preto, Yves Passarel e atrás Fe Lemos. |
O Capital Inicial é, sem dúvida nenhuma, um dos maiores nomes da história do rock nacional. Foi fundado em Brasília, Distrito Federal, no ano de 1982, depois que o grupo Aborto Elétrico encerrou as atividades, dando início também à banda Legião Urbana. Atualmente é formado por Dinho Ouro Preto (vocais e guitarra), Flávio Lemos (baixo), Fê Lemos (bateria), Yves Passarel (guitarra).
Ao longo das décadas o CI sofreu modificações em seu estilo além de várias mudanças em sua formação. O primeiro compacto da banda foi lançado em 1985, após a assinatura do primeiro contrato fonográfico, com a CBS (atual Sony). O disco continha as canções “Descendo o Rio Nilo” e “Leve Desespero”. Por motivo de divergências internas o vocalista deixou o CI, em meados de 1993, um pouco depois da saída do tecladista Bozzo Barretti. Na época Dinho foi substituído pelo santista Murilo Lima. Só em março de 1998, o cantor, os irmãos Lemos e Lôro Jones decidiram se reunir novamente. O álbum que marcou o reencontro foi “Atrás dos Olhos”, produzido por David Zá, que já havia trabalhado com Prince, Billy Idol e Fine Young Cannibals. O repertório contava com músicas como “O Mundo” de Pit Passarel, ex-guitarrista da banda Viper e amigo da banda, “1999” e “Eu Vou Estar”.
No último ano do século passado a banda iniciou o projeto “Capital Inicial – Acústico MTV”, que rapidamente tornou-se um grande sucesso. Depois de dois anos desplugados o grupo voltou com as guitarras e a mesma energia de sempre. Em 2008, o Capital Inicial, em parceria com o canal Multishow, lançou o álbum “Multishow Ao Vivo: Capital Inicial em Brasília”, em comemoração os 25 anos de carreira. O disco foi gravado na Esplanada dos Ministérios, no dia 21 de abril, aniversário de Brasília, e contou com a presença de 700 mil pessoas. Com CD e DVD lançados o CI voltou para a estrada.
Mas durante um show em Minas Gerais, em 31 de outubro de 2009, o cantor passou por um susto. Após uma queda do palco ele sofreu traumatismo craniano e fraturou algumas costelas. Com isso, ele foi obrigado a permanecer internado durante semanas, o que paralisou as atividades do grupo.No dia 30 de dezembro, o vocalista Dinho saiu do hospital, depois de quase um mês internado. Após deixar o hospital Dinho e o integrantes da banda entraram em estúdio para a gravação do décimo quinto álbum do grupo Das Kapital. O disco traz algumas canções que contam um pouco do drama vivido por Dinho. Lançado no dia 2 de junho de 2010, o primeiro single do álbum foi "Depois da Meia Noite", liberado para as rádios de todo Brasil.
Afinal quem dúvida de que Capital Inicial é uma das maiores bandas de rock do brasil, ou me arrisco a dizer, de toda a América latina?!
Álbuns de estúdio
1986 - Capital Inicial
1987 - Independência
1988 - Você Não Precisa Entender
1989 - Todos os Lados
1991 - Eletricidade
1995 - Rua 47
1998 - Atrás dos Olhos
2002 - Rosas e Vinho Tinto
2004 - giGAntE!
2005 - MTV Especial: Aborto Elétrico
2007 - Eu Nunca Disse Adeus
2010 - Das Kapital
Nenhum comentário:
Postar um comentário